ANA MENDINA

A Artista

Ana Mendina é natural de Santana do Livramento (RS) e chegou a Roraima com apenas sete dias de nascida. Viveu em Boa Vista durante a sua infância e parte da adolescência. Depois se tornou uma cidadã do mundo. Rodou e pousou em vários países, como Costa Rica, Austrália, Inglaterra e Nova Zelândia, além de várias cidades brasileiras, sempre estudando arte, descobrindo técnicas, histórias, culturas, se reinventando e ampliando o seu horizonte de possibilidades visuais e humanas. O contato com a cultura do povo indígena Maori, na Nova Zelândia, instigou a artista e a fez retornar a Roraima com o desejo de se reaproximar de suas raízes através da construção de uma relação íntima, profunda e respeitosa com o povo indígena Yanomami. Hoje a artista é parceira da Hutukara Associação Yanomami.

 

Ana desenha e pinta em papéis, telas, paredes e pessoas. Instala, brinca com a luz, sombra e cores. Também utiliza a fotografia e o vídeo para expressar as suas ideias, para construir seus trabalhos. Às vezes, usa todas as técnicas e suportes juntos em um conceito que ela chama de Mix Mídia. Mas, na verdade, a mensagem e a visualidade desta potente e inquieta artista é maior que qualquer técnica ou suporte. Ana busca a natureza interna, essa intrínseca ao ser humano, mas que parece estar meio esquecida por nós. “Não interessa quem tu é, de onde você é, onde você está, se é indígena ou não, alguma parte do teu ser vai estar conectado com a natureza. Eu tento, de uma forma ou de outra, não importa se é com fotografia, pintura ou desenho, expandir essa mensagem através do material que tenho em mãos”, resume a artista. 

 Ana participou de exposições no Brasil e no exterior, além de ter ganhando prêmios e ter seu trabalho citado em diversas publicações. Continua com fome de mundo e, por isso, sempre em movimento.

 

anamendina@hotmail.com

www.anamendina.org 

www.anamendina.blogspot.com

FaceBook Ana Mendina

instagram @anamendina

twitter @AnaMendina